Comunicação Interna pode impactar sua empresa

Comunicação Interna pode impactar sua empresa

A comunicação interna de uma empresa é tão importante quanto à externa, mas ela ainda é subestimada por muitos no meio corporativo. Dialogar e manter os colaboradores informados são tão importantes quanto manter um relacionamento com os clientes.

Possuir uma comunicação interna significa ter um ambiente integrado, preferencialmente em uma intranet, para compartilhamento de notícias da empresa. O conteúdo das mensagens pode variar, incluindo temas como objetivos, estratégias, eventos, valores, entre outros.

Negócios que não se prestam a fazer uma boa comunicação interna perdem os benefícios desse recurso que podem genuinamente impactar os seus resultados. Quer saber como isto é possível? Continue lendo e descubra o poder que a comunicação interna pode ter dentro de uma empresa.

Comunicação Interna reforça a cultura da empresa

A cultura organizacional é o que orienta todo o trabalho da empresa em prol de um conjunto de valores e/ou objetivos. Para que os colaboradores sigam estes conceitos e se baseiem nesta cultura no seu dia a dia, é importante que ela esteja presente na rotina corporativa.

Cabe à comunicação interna reforçar esta cultura para que os funcionários permaneçam alinhados e engajados a cumprir as mesmas metas. Sempre que houver um avanço neste sentido, um comunicado interno pode informar a equipe, que verá seu trabalho gerar frutos.

A empresa deseja ser a líder do segmento na região? Relatar que as vendas aumentaram em relação à concorrente mostra que a estratégia está sendo efetiva. A organização valoriza a sustentabilidade? Notificar que as novas medidas reduziram uso do papel no escritório demonstrarão que os valores estão sendo seguidos e não são apenas “da boca para fora”.

Comunicação Interna

Estimula a cooperação entre toda a equipe

O trabalho em equipe dentro de uma organização é fundamental para a harmonia do ambiente. A comunicação interna serve também para estimular a integração entre todos os setores, facilitando o diálogo entre profissionais que inicialmente não tinham tanto contato.

Quando se estimula o desenvolvimento de relações entre os integrantes da equipe, o trabalho se torna mais cooperativo e amigável, criando um bom ambiente de trabalho. Até os novos funcionários já chegarão plenamente informados sobre a empresa e serão mais acolhidos pelos colaboradores mais antigos.

Esses fatores inclusive elevam a satisfação dos profissionais com seu ofício, aumentando a permanência na empresa e reduzindo a rotatividade. Em alguns casos, eles podem até se tornar propagadores dos benefícios de se trabalhar lá, o que atrai mais talentos e investidores.

Promove a transparência nos processos

Possuir uma empresa transparente que conta tudo para seus funcionários cria uma relação mais honesta e direta com eles. É interessante informar os ganhos, elogiar os resultados, compartilhar a estratégia para sair de uma crise, explicar o motivo de mudanças organizacionais, entre outros.

Um negócio que é sincero com sua equipe diminui a distância que tipicamente existe entre empregador e funcionários. Eles sentirão que fazem parte de fato da empresa e que são vistos como profissionais e não apenas recursos. Dessa forma, sua equipe terá ainda mais motivação para fazer o seu melhor dentro da empresa.

Concluímos então que a comunicação interna é capaz de impactar na produtividade da equipe, na manutenção de um bom clima organizacional e até mesmo na imagem interna e externa do negócio. Para garantir que os comunicados cheguem a todos os colaboradores, não importa onde eles trabalhem, uma boa intranet é essencial.

Acesse o site da Workhub Digital para conhecer o nosso produto e fique à vontade para entrar em contato por e-mail para tirar quaisquer dúvidas.

Compartilhe!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta