Otimize seu orçamento de RH e Gestão de pessoas

Otimize seu orçamento de RH e Gestão de pessoas

A pandemia que assolou o mundo em 2020 propôs novos paradigmas e reflexões em todos os âmbitos da vida, inclusive na cultura organizacional das empresas. De uma hora para a outra, grande parte dos escritórios precisou adequar suas atividades à realidade do trabalho remoto – em muitos casos, sem a estrutura necessária para isso.

Agora, neste momento tipicamente voltado ao planejamento para o próximo ano, é tempo de pensar em como aplicar os aprendizados sobre home office, inovações tecnológicas e otimização na rotina pós-distanciamento social.

Pensando nisso, separamos três dicas imperdíveis para tornar seu orçamento de recursos humanos e gestão de pessoas mais enxuto, com um fluxo de trabalho muito mais dinâmico. Confira:

Nuvens integradas de produtividade que reduz o orçamento

Um dos principais desafios encontrados pelas empresas nos primeiros dias de quarentena foi encontrar uma metodologia virtual de trabalho colaborativo, que fosse totalmente segura e permitisse que as equipes atuassem nas tarefas de seus respectivos setores simultaneamente.

A solução para esse problema é oferecida pelas suítes de aplicativos em nuvem. O termo se refere a conjuntos de softwares que englobam as necessidades básicas de um escritório padrão e permitem que o armazenamento seja feito em centrais de dados online.

Hoje, o sistema mais conceituado do mercado é o Microsoft 365, que oferta acesso remoto, coletivo e completamente seguro aos produtos do pacote Office (incluindo Excel, Word, PowerPoint e Outlook).

Além disso, pela suíte oficial da Microsoft, também é possível realizar chamadas (até mesmo internacionais), agendar reuniões virtuais, automatizar tarefas diárias que exijam ações repetitivas, e proteger dados de clientes contra hackers, tentativas de acessos não autorizados e até mesmo exclusões de arquivos por acidente.

Redes intranet integradas reduzem o orçamento

As redes intranet são sistemas internos que contribuem para centralizar as atividades de sua empresa em uma só interface, proporcionando mais organização e intensificando o senso de comunidade entre seus colaboradores – tanto na rotina in loco quanto no trabalho remoto.

Esse tipo de plataforma é o futuro dos empreendimentos de todos os portes. Isso porque essa alternativa reduz consideravelmente os gastos com papel e impressão, além de otimizar o tempo dos funcionários – e, consequentemente, o tempo necessário para o atendimento aos clientes. Interessante, certo?

Atualmente, uma das grandes referências em intranet no mercado é o Workhub Digital, que oferece um modelo pronto, personalizável, de fácil instalação, e que pode ser totalmente implantado em até 7 dias úteis – incluindo o período de treinamento para seus colaboradores.

Entre as facilidades do Workhub, estão o acesso rápido a todos os projetos da empresa, calendários coletivos, e organização rápida de toda a administração do departamento de RH.

Para conhecer melhor o Workhub Digital, clique aqui.

Ferramentas de inteligência artificial e chatbots

Os chatbots – ou atendentes virtuais – são métodos repletos de vantagens para otimizar, baratear e agilizar o atendimento ao cliente nos espaços virtuais da sua empresa.

Essas ferramentas nada mais são do que sistemas de inteligência artificial (IA) programados para responder seus clientes automaticamente. Dependendo da programação da IA, é possível oferecer uma gama diversificada de respostas, mesmo que o usuário faça alguma pergunta que esteja fora do escopo inicialmente planejado para aquele chat.

Com a aplicação dessas dicas, será possível obter uma economia significativa no próximo ano fiscal, além de aumentar a autonomia – e, consequentemente, a produtividade – da sua equipe.

Compartilhe!

Deixe uma resposta