O RH e a Comunicação podem ser mais estratégicos

O RH e a Comunicação podem ser mais estratégicos

Com o passar dos anos, os tomadores de decisões começaram a compreender a importância de manter seus funcionários motivados e bem treinados, com o intuito de atingir todos os objetivos financeiros da empresa. Para isso, os Recursos Humanos (RH) se tornaram uma parte primordial de uma estratégia de negócios bem-sucedida, oferecendo oportunidades para o crescimento e o avanço dos colaboradores, a fim de que estes indivíduos permaneçam focados e, mais do que isso, se empenhem para alcançar as metas da corporação.

Ainda assim, por mais que o objetivo inicial seja torná-los felizes e produtivos, esta estratégia engloba uma série de fatores. Logo, tanto os funcionários quanto a gerência, devem perceber que um relacionamento cooperativo é vital para este sucesso, importando-se com a comunicação e com as estratégias estabelecidas pelos especialistas do departamento.

Pareceu confuso? Entenda como o RH pode aliar-se à Comunicação Organizacional e estabelecer metodologias para levar o seu negócio ao ápice.

Comunicação como ferramenta ímpar

A Comunicação Organizacional é indispensável quando se pensa na maneira como acontece a interlocução entre funcionários e até mesmo entre as principais hierarquias. Assim, é importante abranger as quatro formas existentes, compreendendo suas particularidades e como cada uma pode ser estrategicamente valiosa.

A formal, por exemplo, é uma ótima maneira de garantir um fluxo adequado de informações no local de trabalho, alinhando toda a equipe com os objetivos e atendendo aos requisitos burocráticos que a organização pode vir a precisar.

Já a informal, inclui:

– Bate-papos;

– Diálogos telefônicos;

– “Conversas de corredor” que todos os colaboradores têm.

Uma de suas principais vantagens é o fato de ser uma maneira mais rápida de compartilhar informações, ajudando a desenvolver novas ideias, bem como processos internos ou externos.

A horizontal ocorre entre grupos ou indivíduos que estão no mesmo nível hierárquico. Por isso, desempenha um papel importante na melhoria da colaboração entre departamentos e no alinhamento das equipes.

Por sua vez, a vertical é a mais comum e se dá dos líderes para seus funcionários, tornando possível que as diretrizes sejam compartilhadas e que o gerenciamento da organização, algo tão vital para seu sucesso, se mantenha em dia.

Implementação de um viés estrategista do RH

Você sabia que as comunicações estabelecidas pelo departamento de RH podem tornar a empresa mais organizada por dentro e a impulsionar para alcançar seus objetivos?

A verdade é que, sem alinhamento, as iniciativas de negócios podem falhar. Logo, os profissionais deste segmento precisam fornecer um planejamento estratégico no que diz respeito a este assunto, para que possam ser vistos como fontes confiáveis diante dos funcionários.

Assim, os processos comunicacionais devem ser bem organizados, livres de desordem e verdadeiros, auxiliando os colaboradores a se sentirem confiantes sobre o esforço que realizam diariamente e, acima de tudo, os mantenha conectados.

Impactos do RH na motivação dos funcionários

A retenção de funcionários é um componente essencial de uma empresa de sucesso. Afinal, à medida que a organização cresce, é importante mantê-los informados sobre todos os detalhes e deixá-los mais confortáveis na equipe, o que impacta diretamente na sua motivação e, acima de tudo, em seu desempenho.

Assim, uma boa comunicação pode melhorar a criatividade dos funcionários em até 93%, como aponta a Alive With Ideias, o que, inclusive, pode contribuir para o aumento dos níveis de produtividade.

Além disso, a mesma pesquisa também revela que 69% destes indivíduos dizem que trabalhariam mais se recebessem melhor valorização e reconhecimento. Por isso, tenha em mente que os empregados precisam se sentir apreciados e reconhecidos, e as comunicações feitas pelo RH podem ajudar a mostrá-los que são, de fato, importantes para a organização.

Comunicar-se é lucrar

Toda organização depende de uma boa comunicação para crescer e alcançar objetivos estratégicos.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Gallup descobriu que 70% dos trabalhadores não estão verdadeiramente envolvidos em seus locais de trabalho e isso ocorre, em partes, porque muitas empresas não implementaram estratégias inteligentes de comunicação de RH.

Na contramão, de acordo com a McKinsey, as companhias que melhoram neste aspecto podem aumentar sua produtividade de 20% a 25%, contribuindo para uma receita potencial.

Dessa maneira, além da comunicação se tornar um fator extremamente lucrativo para a corporação, também é uma metodologia para poupar. Afinal, o custo de uma comunicação mal feita pode ser alto e, segundo a Society of Human Resource Management, pode trazer prejuízos que variam de milhares a milhões por ano, dependendo do tamanho da empresa.

Foque na sua comunicação!

Caso você precise de ajuda para desenvolver esta metodologia na sua empresa, entre em contato conosco. O Workhub Digital é um produto da Agência Badaró que auxilia na sua Intranet, em comunicados rápidos para toda a empresa e em uma organização simples e completa.

Venha conhecer o nosso produto e solicite uma apresentação para um dos membros da nossa equipe através do e-mail.

Compartilhe!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta