Saiba mais sobre intranet e portais corporativos

Saiba mais sobre intranet e portais corporativos

Antes de tudo, sabemos que a competitividade de uma empresa no mercado é de suma importância para conseguir excelentes resultados financeiros. Contudo, podemos perceber que os resultados geralmente são obtidos quando a empresa possui uma organização interna eficiente, sobretudo na comunicação entre os seus setores, a Intranet pode ser a solução.

A centralização de informações e o compartilhamento de dados precisam ser eficientes em uma organização. É nesse ponto onde a intranet atua e se posiciona. Entretanto, diversas dúvidas podem surgir em relação a sua integração com o ambiente corporativo e sua utilização.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e confira 3 dúvidas frequentes quando o assunto é intranet.

1. O que é intranet?

Em suma, podemos definir que a intranet nada mais é do que uma “rede fechada” para todos os sistemas de uma empresa. Dessa forma, seu acesso só pode ser feito quando o colaborador se encontra dentro da organização.

Celulares, computadores e tablets corporativos são integrados a essa rede, fazendo com que a comunicação entre os setores, a troca de informações e o compartilhamento de dados possa ser rápida, eficiente e segura.

2. Por que o meu negócio precisa de uma?

Em geral, os negócios apresentam diversos sinais que indicam a necessidade de obter uma intranet para a condução de suas atividades. Entre elas, podemos citar a mais importante: quando os setores internos não se comunicam de maneira eficaz.

Quando percebemos que os departamentos de uma organização não conversam entre si de maneira correta e as informações conduzidas pelos instrumentos de comunicação possuem “ruídos”, é perceptível a necessidade de um sistema intranet.

Através dessa ferramenta, colaboradores podem se comunicar entre si de maneira rápida, prática e eficiente. Além disso, podem compartilhar informações e documentos em poucos segundos, o que contribui positivamente para a qualidade dos processos internos e para a competitividade da empresa no mercado de atuação.

3. Qual a diferença entre intranet e extranet?

Como vimos anteriormente, a intranet se trata de uma rede fechada e somente para o ambiente corporativo, oferecendo diversos protocolos para a comunicação. É uma rede que só pode ser acessada por qualquer colaborador na própria organização, a fim de gerenciar informações e arquivos, e para centralizar a comunicação interna do negócio.

Já a extranet, no entanto, pode ser definida como uma rede de compartilhamento de recursos agregados á intranet. Em outras palavras, a rede extranet apenas compartilha os recursos disponíveis de uma rede privada para determinados usuários.

Em conclusão, a intranet é um sistema importantíssimo para as empresas atuais. Seu objetivo não é somente oferecer uma comunicação interna eficiente, mas também melhorar os processos organizacionais e contribuir com a competitividade.

Empresas conceituadas possuem uma excelente gestão comunicativa, cujo fator é crucial para oferecer uma excelente relação entre empresa e cliente.

Agora que você já conhece as principais dúvidas acerca do sistema intranet, que tal conhecer o nosso produto? Acesse agora mesmo o nosso site e confira uma apresentação completa de nossa solução para a sua empresa. Se preferir, entre em contato conosco via e-mail e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe!

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta