Sua empresa está preparada para a retomada?

Sua empresa está preparada para a retomada?

É certo que grande parte das empresas não estava preparada para a paralisação, causada pela pandemia do novo coronavírus, com uma duração de tantos meses. E a retomada das atividades, que vem acontecendo gradativamente em todas as cidades, ao mesmo tempo, em que representa um alívio, fez surgir diversas dúvidas e inseguranças na hora de planejar a reabertura de empresa e estabelecimentos.

Então, descubra em 3 perguntas se a sua empresa está preparada para retomar o seu funcionamento de forma adequada, com esse início de flexibilização.

Sua empresa está a par da legislação local?

Esse é o ponto de partida para qualquer estabelecimento que pretende retomar as suas atividades nesse momento. É importante que você passe a acompanhar os canais de comunicação da prefeitura onde está localizado o seu negócio, como também as fontes oficiais do Governo nas esferas estadual e federal.

Caso a sua empresa atue em diversas regiões, é fundamental que você se mantenha atualizado sobre as regulamentações de todas as prefeituras locais, uma vez que pode haver divergências entre elas, devido à realidade de cada município.

Então, ficar atento ao site e às redes sociais desses órgãos é uma forma prática e eficiente para ficar por dentro da legislação e as medidas sanitárias obrigatórias.

Você sabe o quanto a sua estrutura comporta nessa retomada?

Com as novas determinações sobre distanciamento e regras sanitárias, tornou-se uma prática comum estabelecer um rodízio de funcionários nas empresas para trabalhar in loco, como também um limite de clientes a serem atendidos ao mesmo tempo.

Portanto, num primeiro momento, é necessário que se saiba exatamente o quanto a estrutura física do seu negócio comporta, em termos de funcionários presentes e transitando na mesma hora, capacidade de atendimento, possibilidade de repor estoques, fazer entregas, receber objetos e correspondências, etc.

A partir daí, é possível traçar um planejamento para retomar as atividades da empresa e estabelecer uma rotina que funcione de acordo com as normas e legislações vigentes.

Nesse momento em que o trabalho remoto se tornou crucial, as soluções em sistemas, softwares de gestão e a intranet entram na cena corporativa com um papel imprescindível.

Essa é a forma mais eficiente de fortalecer as relações entre todos os colaboradores, mantendo-os informados e respaldados para acionar qualquer departamento e contar com uma plataforma oficial da empresa. Aproveite e conheça a intranet Workhub, que é ideal para instituir as áreas de comunicação interna e RH em empresas de todos os tamanhos e setores.

Como anda o planejamento financeiro da sua empresa?

Ainda que o Governo tenha suspendido o pagamento dos tributos na concessão de incentivos fiscais, a retomada das atividades traz consigo a responsabilidade de pagar os impostos do mês em vigor e de todos os meses retroativos que não foram quitados.

Além disso, conflitos que podem parar na justiça, relativos a contratos perdidos, juros abusivos, prazos vencidos, acordos trabalhistas, entre outros; são contratempos que possivelmente virão à tona nessa época de retomada.

Por isso, é essencial se preparar para possíveis negociações, a fim de evitar problemas judiciais e gastos exorbitantes com advogados, além de identificar os custos financeiros para esse retorno da empresa à ativa.

Assim, é possível analisar com atenção as alternativas de parcelamento, financiamento e qualquer tipo de negociação que possa resguardar a saúde financeira da sua empresa nesse momento delicado.

Quer saber mais sobre as soluções que vão fortalecer o seu negócio nessa retomada? Entre em contato com a Workhub Digital enviando uma mensagem pelo nosso site e saiba como podemos ajudar a sua empresa.

Compartilhe!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta