Melhores práticas em um projeto de modernização da sua intranet

Melhores práticas em um projeto de modernização da sua intranet

Quanto tempo — e quantas pessoas — leva para construir uma intranet? Bom, se você veio em busca de um número, receio que a primeira coisa que direi seja um pouco “pretenciosa”: não há uma resposta padrão.

Como qualquer projeto, o tempo que leva para construir uma intranet é exclusivo para cada organização. Depende de muitas variáveis, abrangendo seus próprios objetivos e necessidades, até o que você pretende alcançar e como planeja abordá-lo.

Portanto, se você é o responsável pela intranet da sua empresa, um profissional de TI ou administrador, você está no lugar certo. Abaixo, explicamos como você pode criar um plano de projeto de modernização da sua intranet.

Vamos começar!

Então, como você pode começar a definir a intranet de que você realmente precisa? Abaixo, resumimos as principais considerações que você deve fazer ao planejar, construir e implementar sua nova intranet, para garantir sucesso dentro da sua organização:

  1. Ouça seus funcionários

A sua equipe está no centro de seu projeto de intranet, por isso é importante buscar sua opinião e feedback durante o design e a construção. Você deve entender o que ela procura ou está precisando. O que a frustra em seu dia de trabalho? Quais ferramentas e informações ela deseja acessar? Converse com líderes de toda a empresa para saber o que cada equipe precisa para envolver e motivar seus colaboradores.

Lembre-se de que seus funcionários são seus stakeholders mais importantes e seguidores mais apaixonados de sua marca. Se eles forem ouvidos e se sentirem apreciados, eles se tornarão fortalecidos e, por sua vez, mais engajados e produtivos.

2. Quanto conteúdo está indo para sua intranet?

A principal função de uma intranet é entregar e coletar conteúdo. Por isso, construí-la e desenvolvê-la para os funcionários significa focar na criação de conteúdos interessantes. Se o colaborador não encontrar informações úteis neste site, ele não o usará. Mesmo que a intranet seja tecnicamente perfeita, bem como visualmente agradável, mas seu conteúdo não seja atraente para o leitor, ela se tornará um lugar morto com o tempo. Ninguém irá visitá-lo.

3. A intranet não é um projeto fechado

A intranet deve crescer da mesma forma que a empresa, e sua variabilidade deve estar embutida em seu próprio DNA. Com o tempo, pode acontecer que as necessidades e expectativas da equipe mudem e, portanto, vale a pena mudar o site em termos de funcionalidade. É por isso que a estrutura da intranet deve assumir sua variabilidade e flexibilidade na introdução de novas funções e mudanças nas já existentes.

4. A intranet em dispositivos móveis

Como outros sites, as intranets modernas devem funcionar bem em dispositivos móveis. Alguns colaboradores usarão em uma mesa da empresa durante o trabalho, e outros através do celular (ou tablet), durante o intervalo do almoço ou fora do escritório. Por isso, é fundamental que a intranet seja responsiva, para que todos possam acessar o conteúdo confortavelmente.

5. Qual é o escopo do seu projeto de intranet?

Esta é uma questão mais ampla, mas importante, no entanto. A definição de uma intranet depende de sua própria cultura, necessidades e requisitos, e isso define o escopo — e os requisitos de recursos — necessários para atingir sua visão. Normalmente, uma intranet tem os principais objetivos:

  • Conectar pessoas: quantos usuários e perfis você exigirá para sua intranet? É exclusivamente para usuários internos, ou você abrirá áreas para terceiros, fornecedores ou outras partes interessadas?
  • Acessando informações: conforme citado acima, considere o volume e a diversidade de informações e conteúdos, que precisarão ir para sua intranet.
  • Concluindo tarefas ou fluxos de trabalho: quantos processos ou fluxos de trabalho você deseja otimizar ou facilitar por meio de sua intranet? Você está simplesmente procurando pessoas para enviar suas notas ou há tarefas complexas e diversas para você construir e automatizar?

Definir quem, o quê, por que e como, para seu projeto de intranet, pode ajudar a estabelecer quanto investimento em termos de tempo e recursos é necessário.

Lembre-se: um projeto de modernização de intranet é um processo, não um evento.

Ah! Um último ponto a ser considerado: um projeto de intranet nunca pode parar depois que seu site é criado, entendido?

Modernização da intranet

Conclusão!

Uma boa intranet é aquela que os funcionários realmente usam. Ao criar essa plataforma, você deve se concentrar em fornecer uma ferramenta que será usada ativamente pela equipe. As dicas acima destacam os problemas subjacentes relacionados à experiência do usuário.

No entanto, isso é apenas uma parte dos esforços eficazes de melhoria de UX. Outras questões que devem ser consideradas estão relacionadas a necessidades específicas e devem ser consideradas individualmente. Uma equipe experiente de designers e programadores será capaz de criar uma solução eficaz.

Precisa modernizar sua intranet, mas não sabe por onde começar? Aqui, no Workhub Digital, podemos te ajudar! Entre em contato conosco agora mesmo e agende uma demonstração gratuita.


Gostou do artigo? Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

modernização da sua intranet.

Compartilhe!

Deixe uma resposta